GENTES DA TERRA E DO MAR

Comemorações do Dia Nacional do Pescador

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se celebra a 31 de maio, a Docapesca organiza e colabora em diversas iniciativas alusivas a este dia e que irão decorrer de norte a sul do país.

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala no Domingo, 31 de Maio, a Docapesca, Portos e Lotas S. A. associa-se às várias iniciativas desencadeadas pelo Setor.

De norte a sul do país a Docapesca, representantes dos pescadores e diversas autarquias, numa jornada de portas abertas.

Destaque para as iniciativas da Península de Setúbal, com aulas de culinária, tertúlia, exposição fotográfica e iniciativa Docapesca de portas abertas em Setúbal e aulas de culinária, inauguração do Monumento à Pesca e distinção de individualidades da comunidade piscatória entre outras, em Sesimbra.

Dia do Pescador

Pescador de Sines

Embarcação de Pesca de Sines


PERSONALIDADES DE SINES  

José Rodrigues Vilhena (1940-2009) foi autarca na Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines e na Assembleia Municipal (que presidiu por duas vezes), além de ter desempenhado um papel fundamental na dinamização do movimento sindical e associativo de Sines. Foi também um poeta, prosador e cronista de qualidade reconhecida, recebendo a medalha de mérito municipal em 2008. O seu nome ficará imortalizado numa rua entre o Bairro Municipal da Floresta e o Loteamento das Índias.

António Amaral da Silva (1922-2003) foi autarca, artista e figura do movimento associativo de Sines. Fundador do Grupo Cénico do Sport Lisboa e Sines e, mais tarde, com a mulher, Maria Tereza Palmela, do Teatro Amador de Sines, marcou várias gerações com o seu bom humor em palco e espírito solidário para com as pessoas e instituições da sua terra. Vereador entre 1980 e 1982 e deputado municipal durante quase vinte anos, foi-lhe atribuída em 1999 a medalha de mérito municipal pelos serviços prestados a Sines. Dá o nome a uma rua entre o Bairro Municipal da Floresta e o Loteamento das Índias (paralela à nova Rua José Rodrigues Vilhena).

Bento José (1922-2002) foi uma das personalidades mais amadas pelo povo sineense no século XX, quer no desempenho da sua profissão de carpinteiro, quer como lutador pela liberdade, quer pelo trabalho realizado como músico, professor de música e figura central na reorganização e consolidação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense. Foi agraciado com a medalha de mérito municipal em 1999 e terá uma rua com o seu nome na Quinta do Meio.

Agostinho Rodrigues (1954-1992) destacou-se no movimento sindical no concelho, fundando a União dos Sindicatos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal. Desempenhou também um papel preponderante no cooperativismo de habitação e, junto da comunidade piscatória, como funcionário e dinamizador da Mútua dos Pescadores. Foi agraciado com a medalha de mérito municipal em 2008 e o seu nome passa a estar inscrito numa rua do Bairro 25 de Abril.


 PESCADORES DE SINES


JOSÉ PRATS

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SINES

LAR PRATS

O edifício do Lar Prats foi mandado construir pala Junta Central da Casa dos Pescadores, em terreno doado à população de Sines, pelo senhor José Prats, de nacionalidade alemã, abastado industrial da cortiça. O edifício foi erguido e foi-lhe dado o nome de Sanatório Prats em homenagem ao benemérito.

Neste edifício passou a funcionar uma maternidade, uma escola primária e uma escola de ofícios, onde se aprendia costura, bordados e culinária. Aqui estavam também albergados cerca de trinta idosos necessitados, internados uns pela Câmara Municipal de Sines, outros pela Junta Central da Casa dos Pescadores, que era a entidade que custeava as despesas.

Aquando da extinção da antiga Junta Central da Casa dos Pescadores, logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, todos os serviços passaram para o Instituto da Família e Acção Social que, por sua vez, os integrou nas Misericórdias locais.

sanatorioprats

Sanatório Prats

                                                                                        

escolaoficios

Escola de Ofícios

Anúncios