“LER, CRIAR, DRAMATIZAR”

Projeto LCD – Ler, Criar, Dramatizar

O projeto LCD – Ler, Criar, Dramatizar, tem por base a atividade desenvolvida em articulação com os Departamentos de 1º ciclo e de Línguas e com o Serviço Educativo e Cultural do Centro de Artes de Sines, através da adaptação dramatúrgica de obras literárias do Plano Nacional de Leitura e sua apresentação em palco à comunidade.

O projeto tem por finalidade trabalhar as competências leitoras, expressivas, criativas e emocionais na escola, através da utilização de estratégias continuadas de leitura orientada e animação e do acompanhamento do percurso de um conjunto de alunos.

Os alunos começam por ler as obras em sala de aula, sob a orientação dos professores titulares e de Português;

Depois, com a colaboração da equipa técnica do SEC – Liliana Rodrigues, Cristina Fernandes e Albina Petrolati – são construídos com os alunos guiões sobre as obras lidas;

De seguida, são realizados ensaios com os alunos, tanto no contexto da escola como no Centro de Artes de Sines (CAS);

E no final, a apresentação das respetivas dramatizações culmina no palco do Auditório do CAS, num espetáculo aberto à comunidade.


2011/2012

Início do projeto com as turmas de 4º ano A e B da Escola nº1, as professoras titulares Sónia Ribeiro e Eugénia Ribeiro e a presentação da obra A Noite dos Animais Inventados, de David Machado.

Este slideshow necessita de JavaScript.


2014/2015

Continuação do projeto com os mesmos alunos, nas turmas de 7º ano A e B, as docentes de Português Dina Silva e Ana Margarida Tavares, e a dramatização da obra História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luís Sepúlveda.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


2015/2016

Os mesmos alunos, juntos na turma do 8º A e sob a orientação da docente de Português Dina Silva, trabalharam e mostraram a obra A Saga, de Sophia de Mello Breyner Anderson.

Este slideshow necessita de JavaScript.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO LCD




Anúncios