MOMENTOS DE LEITURA COM…MÚSICA

Na semana da leitura, integrado no projeto Leituras D’Ocidente e D’Oriente, teve lugar uma atividade desenvolvida pelas professoras Augusta Jerónimo, da Educação Especial e Ana Cristina Costa, da Biblioteca Escolar da EB nº1, no anfiteatro da Escola Vasco da Gama, no dia 28 de março, pelas 10:30 H.

O primeiro momento de leitura partilhado, teve início com os alunos Mikolas do 4ºC e Guilherme e João do 3ºB, que leram um texto sobre uma figura mítica da China, “O Dragão”, conto integrante da obra Missão Impossível de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Este momento foi precedido de um documento elucidativo da “Rota das Especiarias” com música de fundo alusiva ao tema e terminou com a atuação dos alunos da Oficina de Música, Daniel, Gaspar e Mário que interpretaram a canção “Fui um dia à China”, de J. C. Godinho, acompanhados pela professora Augusta na flauta de bisel e pelo Mário na percussão.

Foi um momento muito agradável e aplaudido por todos.

 Seguiu-se depois uma pequena dramatização do conto “O Comércio da Canela”, da obra Livro com Cheiro a Canela, de Alice Vieira, pelos alunos do 4ºC, declamado pela Diana do 2º ano (turma 4ºC) e pelo Gustavo do 4ºB.

Também este foi um momento muito divertido e aclamado por todos os presentes que teve o apoio das professoras titulares, Elisa, Catarina e muito especialmente, Sandra Santos, das professoras da Educação Especial, Lara e Natália, bem como da professora de Expressões Rita Serras, que concebeu com a ajuda dos alunos do 4ºC, a Nau do cenário, tão importante para a dramatização.

À professora Vanda Miguel, um agradecimento muito particular pelo seu contributo com o som de sala e a música de fundo escolhida para o “toque especial” desta atividade.

Com esta atividade, composta por uma alargada equipa, na linha das escolas inclusivas e com boas práticas, podemos assistir hoje, a uma verdadeira articulação das diferentes áreas do saber, resultando esta num projeto educativo, que mostra que “Aprendemos Mais Todos Juntos”, no âmbito da Educação Especial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios