SESSÃO NO MUSEU DO ORIENTE

PROJETO “LEITURAS D’ORIENTE E D’OCIDENTE”

imagesFundação/Museu do Oriente 

       No âmbito do nosso Projeto Leituras D’Ocidente e D’Oriente, as professoras Fátima Nunes, responsável pelas Bibliotecas Escolares e Luísa Macedo, responsável pelo Projeto da Multiculturalidade estiveram presentes na formação na Fundação Oriente/ Museu, conjuntamente com os(as) representantes do Projeto, das dez Escolas/Agrupamentos, selecionadas. Estiveram ainda presentes, a Drª Filomena Cravo, Coordenadora do Plano Nacional de Leitura,  Drª Elsa Conde, Coordenadora da Rede das Bibliotecas Escolares e que superintende as Bibliotecas do nosso Agrupamento , entre outras responsáveis da Rede.

     A Formação, no âmbito do Projeto, teve como finalidade, envolver as Escolas selecionadas, através dos seus representantes, na cultura Oriental, de forma a que, cada Escola, possa escolher as temáticas ou os países a tratar ao longo do Projeto com os seus alunos. De salientar a disponibilidade e amabilidade das responsáveis pela Fundação/Museu, que, desde a receção e acolhimento, até ao seu encerramento, sempre nos demonstraram.

     Ao longo do dia, pudemos efetuar visitas guiadas sobre diversos países Orientais, nomeadamente, China, Japão, Timor e Índia, acompanhados pela  Monitora  Raquel, que durante todas as sessões, com todo o seu   profissionalismo, nos foi revelando a imensa riqueza que compõe o acervo de cada área do Museu. Procurou, sempre conduzir-nos, de forma a  conhecer o “Outro”,  levando-nos a valorizar e a desvendar memórias, não só do Outro Lado do Mundo, mas também, a reconhecer a nossa imensa portugalidade, a multiculturalidade e aculturação que se abriram, através da nossa diáspora portuguesa.

     De registar que, para final do dia, no foi oferecida a visita à exposição, inaugurada recentemente, dia 24 de novembro, subordinada ao tema, “Ópera Chinesa”, a qual, revela, em todos os elementos expostos, não só a sua grande riqueza visual, como a memória e a sensibilidade que fazem parte dessa herança cultural, nomeadmente nos trajes expostos.

     Finalmente e para encerramento tivemos uma pequena sessão apresentada por um estagiário de origem timorense, na Fundação, que nos mostrou um vídeo represensentativo das suas origens num aldeia de Timor, com a sua família, os seus pais e irmãos, revelando o dia a dia de uma vida difícil e de sobrevivência. Falou da sua experiência escolar e universitária no seu país e das dificuldades da população. Partilhou, assim, de uma forma generosa e humilde, os hábitos e os costumes da sua cultura, como forma de apelo à mudança, mas que poderão ser exemplo de vida para todos nós.

Assim, em nome do Agrupamento de Escolas de Sines, agradecemos a disponibilidade da Representante do PNL e dos elementos da Fundação/Museu do Oriente.

A Responsável pelas Bibliotecas Escolares

Maria de Fátima Nunes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios