VISITA DO AUTOR GONÇALO NAVES

 

VISITA DO AUTOR GONÇALO NAVES À BIBLIOTECA DA ESCOLA VASCO DA GAMA DE SINES

No âmbito da Atividade “Visita de Autor”, esteve presente o autor Gonçalo Naves, a propósito da recente edição, do seu primeiro livro, “Bem-Vindos a Esta Noite Branca”, estando envolvidas as turmas de terceiro ciclo, oitavos e nonos anos, no espaço da Biblioteca Escolar Vasco da Gama de Sines.

A atividade foi realizada em articulação com a Equipa das Bibliotecas Escolares e seus colaboradores, do Departamento de Línguas e do Grupo de Português, dos professores (as) de Português que fizeram, nos últimos dias, com os seus alunos, um trabalho de sensibilização sobre o autor e a sua obra.

O jovem autor de dezanove anos, estudante universitário, a frequentar o curso de Direito, fez o seu percurso escolar até ao nono ano, neste Agrupamento e voltou à sua Escola, agora, na condição de autor, tendo sido acolhido com especial orgulho, pelos professores, funcionários,  e pela Diretora do Agrupamento. E, naturalmente, com interesse e muita expectativa por parte dos alunos, talvez por se tratar de uma situação muito singular e algo única, no contexto escolar já que, nem todos os alunos seguem o caminho da escrita e nem todos os autores iniciam o seu percurso literário em idade tão jovem!

Assim, e estando nós a comemorar neste mês de Outubro, o MIBE, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e sendo a Biblioteca Escolar, um lugar privilegiado e iluminado, porque guarda em si, um espólio cultural e científico, de muitos talentos, autores, e criadores e que dignifica a memória e o conhecimento, nada mais oportuno do que ter entre nós um autor, de forma a dar mais vida e mais luz ao espaço e contribuir com o seu exemplo, para a sensibilização dos nossos alunos.

Agradecemos ainda, à família presente e que acedeu ao nosso convite e ao seu irmão Rui Naves, aluno da Escola, que presenteou o momento, com uma breve e brilhante atuação ao piano.

Agradecemos ao autor a sua presença e disponibilidade, a mensagem, os valores, a expressão e comunicação fácil e humilde, sobre a sua experiência na escrita e na leitura, que prendeu com facilidade, o interesse de todos os presentes e nomeadamente dos alunos, aqueles, a quem, a atividade se destinou! Esperamos que  tenham interiorizado a sua mensagem!

Maria de Fátima Nunes

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios